O ano lectivo de 2025, que iniciou na sexta-feira em todo o país, será marcado pela continuidade do encerramento de oitenta e oito escolas na província de Cabo Delgado, devido à instabilidade provocada pelo terrorismo.
A informação foi divulgada pelo Governador da região, Valige Tauabo, durante a cerimónia de abertura do ano escolar.
As instituições de ensino em questão estão localizadas em várias comunidades dos distritos de Mocímboa da Praia, Macomia, Ancuabe, Quissanga, Ibo e Meluco, onde a insegurança tem afectado gravemente a educação das crianças. A decisão de manter estas escolas fechadas foi tomada em virtude da situação de alerta que se vive nas áreas atingidas por actos violentos.
Apesar deste cenário desolador, Valige Tauabo destacou também um aspecto positivo: a reabertura de setenta e quatro escolas que estavam encerradas devido ao mesmo contexto de insegurança. Esta medida visa garantir que as crianças que conseguiram retornar às suas comunidades possam retomar a sua educação, num esforço para minimizar os impactos negativos do terrorismo na vida escolar.
O Governador sublinhou a importância da educação como pilar fundamental para o desenvolvimento das comunidades afectadas e apelou a todos os envolvidos para que se mantenham unidos na luta contra a violência, na esperança de que em breve todas as crianças possam ter acesso à educação segura e de qualidade.