Capa Ministra da Educação assegura distribuição gratuita de livros escolares até ao final...

Ministra da Educação assegura distribuição gratuita de livros escolares até ao final do primeiro trimestre

A ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela, anunciou que todas as crianças da primeira e segunda classes terão acesso a livros escolares de forma gratuita até ao final do primeiro trimestre deste ano lectivo. 

A declaração foi feita durante uma conferência de imprensa, onde a ministra destacou a importância da disponibilização dos materiais educativos para o processo de aprendizagem.

“Os livros estão a chegar. Estamos a distribuí-los. O que queremos garantir, efectivamente, nestes três meses é que os livros do primeiro ciclo cheguem aos alunos. É o livro-caderno da primeira e segunda classes. Portanto, um aluno não pode não ter livro-caderno, senão não aprende a ler. É lá onde temos as imagens”, afirmou Samaria Tovela, sublinhando o compromisso do governo em assegurar que todos os alunos tenham as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento académico.

Além da distribuição de livros, a ministra abordou a preocupação relativa aos alunos afectados pelo ciclone Chido, garantindo que o sector da Educação está a trabalhar para que estas crianças não percam o ano lectivo de 2025. “Precisamos de recursos para colocar tendas provisórias. Nós chamamos de espaços temporários, que é para os alunos poderem estudar. Infelizmente, quando iniciamos o ano lectivo, o desafio são as chuvas e, agora, estamos sistematicamente a ser afectados por ciclones. Mas o objectivo essencial é vermos a nível do currículo, planos de estudos e do programa sobre como é que nós podemos compensar isso para que as crianças entrem num período mais calmo”, enfatizou a ministra.

Recomendado para si:  Estudantes de medicina da UniLúrio iniciam estágios no HCN após protestos por subsídios

Para o corrente ano lectivo, o Sistema Nacional de Educação conta com cerca de 10 milhões de alunos, abrangendo desde a primeira até à décima segunda classe, demonstrando assim a dimensão do desafio que o Ministério enfrenta na promoção da educação no país.