Destaque Ataque a aldeia em Cabo Delgado gera pânico entre população

Ataque a aldeia em Cabo Delgado gera pânico entre população

A aldeia de Bilibiza, situada a cerca de 10 quilómetros da sede distrital de Quissanga, foi alvo de uma invasão por grupos armados.

O ataque iniciou por volta das 15:00, quando os rebeldes começaram a disparar contra os habitantes que regressavam dos seus campos agrícolas, conforme relatado por testemunhas locais.

Uma fonte que se encontrava em Quissanga, referiu que “o meu tio estava na mata, só se ouviam tiros na sede de Bilibiza”, evidenciando a gravidade da situação. Após a invasão, muitos residentes optaram por fugir a pé em direcção a Quissanga e a outras áreas em busca de segurança. “Lá ninguém ficou. Estamos a fugir, os bandidos dispararam”, afirmou outra pessoa que conseguiu chegar a Pemba, a capital da província de Cabo Delgado.

Apesar da intensidade do ataque, até ao momento não foram reportadas mortes, embora tenha havido intensos confrontos entre as forças estatais e os grupos terroristas durante a tarde de quinta-feira. “Das 15:00 até pelo menos 17:30 só ouvíamos tiros (…) não sei se houve mortos ou não”, declarou uma fonte a partir de Quissanga.

Recomendado para si:  Duas empresas manifestam interesse em recuperar solos degradados pela mineração em Manica

A província de Cabo Delgado, rica em recursos de gás, enfrenta desde Outubro de 2017 uma rebelião armada ligada a movimentos associados ao grupo extremista Estado Islâmico.

O último grande ataque conhecido ocorreu entre os dias 10 e 11 de Maio de 2024, na sede distrital de Macomia, onde cerca de uma centena de rebeldes saquearam a vila, resultando em várias mortes e intensos combates com as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, além dos militares ruandeses que colaboram na luta contra o terrorismo na região.