Destaque Detidos três jovens por falsificação de dinheiro em Sofala

Detidos três jovens por falsificação de dinheiro em Sofala

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

Três jovens, com idades entre 21 e 23 anos, foram detidos pela Polícia da República de Moçambique (PRM) no distrito do Dondo, província de Sofala sob a acusação de falsificação de notas da nova série do Metical.

Usando uma impressora e um computador portátil, os suspeitos produziram cerca de 71 mil meticais falsos, com a intenção de introduzi-los sistema financeiro através de depósitos em agências bancárias ou plataformas de moeda electrónica.

A detenção ocorreu após um dos jovens tentar depositar uma nota falsa de mil meticais num agente de carteira móvel, que, desconfiando da autenticidade da nota, alertou os colegas, resultando na intervenção da polícia.

As investigações indicaram que as notas foram impressas numa reprografia onde um dos suspeitos trabalhava. Ele alegou que a falsificação tinha como objectivo ajudar um amigo, cantor, na produção de um videoclip.

O suposto cantor, também detido, afirmou que pretendia usar as notas falsas para financiar o seu projecto artístico e que não tinha a intenção de usá-las para depósitos.

Dércio Chacate, porta-voz do Comando Provincial da PRM em Sofala, sugeriu que as notas falsas poderiam estar destinadas a financiar manifestações que têm gerado instabilidade no país. Os envolvidos foram encaminhados ao Ministério Público para responsabilização criminal.