Sociedade Baixos níveis de água na HCB ameaçam fornecimento de energia nos países...

Baixos níveis de água na HCB ameaçam fornecimento de energia nos países da SADC

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) poderá enfrentar restrições no fornecimento de energia eléctrica provenientes da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, em virtude dos alarmantes níveis de armazenamento de água na barragem. 

Actualmente, a capacidade de armazenamento encontra-se apenas a 20%, em comparação com os cerca de 70% registados em anos anteriores.

Em declarações à Rádio Moçambique, Agostinho Vilanculo, Chefe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos no Ministério das Obras Públicas, enfatizou que a redução significativa nos níveis de armazenamento compromete a produção de energia eléctrica, que já não é suficiente para suprir as necessidades internas e as exportações para a região. “A situação é semelhante nas barragens a montante. A quantidade de água disponível é extremamente limitada para satisfazer a demanda. Temos informações de que já não estão a turbinar, enfrentando restrições superiores a 80% na produção de energia”, afirmou Vilanculo.

Apesar da gravidade da situação, o responsável esclareceu que, até ao momento, Moçambique não se encontra em uma crise energética. “Ainda não estimamos uma crise, mas se a situação persistir, a região será afectada. Moçambique é um exportador de energia para vários países”, destacou.

Vilanculo salientou que será necessário aguardar o término da época das chuvas para serem disponibilizados dados mais precisos sobre a situação. Contudo, alertou que, caso a actual condição se mantenha, há um risco iminente de restrições no fornecimento de água.

“Estamos bastante preocupados, pois não há previsões de chuvas significativas nos próximos dias, pelo menos nos próximos 15 dias naquela região”, concluiu.