Internacional Agricultores franceses ameaçam bloquear Paris com tractores em protesto

Agricultores franceses ameaçam bloquear Paris com tractores em protesto

Agricultores franceses, reconhecíveis por seus chapéus amarelos, ameaçam bloquear o acesso a Paris na domingo (05), dirigindo tractores em protesto.

A mobilização responde ao chamado de um dos principais sindicatos agrícolas do país, reflectindo a insatisfação com a resposta do governo às suas reivindicações.

Os manifestantes estão descontentes com a data de uma reunião marcada com o primeiro-ministro francês, François Bayrou, para o dia 13 de Janeiro, que consideram “muito distante” dada a “urgência” de suas demandas. Eles planeiam pressionar o governo, bloqueando a capital em um dia de tráfego intenso devido ao retorno das férias de Natal.

Em resposta, as autoridades de segurança de Paris e Val-de-Marne emitiram uma proibição para “todas as reuniões não declaradas” no centro de Paris e nas proximidades do mercado de Rungis, um dos maiores da França, das 18h deste domingo até o meio-dia de segunda-feira, hora local.

A comunidade agrícola francesa está exigindo a implementação de medidas que foram adiadas devido à instabilidade política, provocada pela dissolução da Assembleia Nacional e pela censura ao governo anterior, liderado por Michel Barnier. O protesto destaca a crescente tensão entre agricultores e o governo, em meio a um cenário político volátil.

Recomendado para si:  Acidente de autocarro no Brasil causa a morte de pelo menos 17 passageiros