Internacional Rebeldes sírios incendeiam túmulo de Hafez al-Assad em Qardaha

Rebeldes sírios incendeiam túmulo de Hafez al-Assad em Qardaha

O túmulo do falecido ditador Hafez al-Assad, pai do actual presidente Bashar al-Assad, foi incendiado por rebeldes sírios, segundo informações avançadas pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos, uma organização não governamental com sede no Reino Unido.

Imagens divulgadas pela agência de notícias AFP revelam homens em uniforme a percorrer o mausoléu em chamas, localizado na cidade de Qardaha, na região alauita de Lataquia, berço da família Assad. Este ato simbólico surge em um contexto de crescente tensão na região, marcada por uma recente ofensiva militar que resultou na derrubada do regime Assad após mais de 50 anos de controlo.

Segundo o Observatório, o incêndio do túmulo ocorreu após uma reunião entre líderes do Comando de Operações Militares e figuras proeminentes da localidade, que incluíram xeques tribais da minoria alauita, com o intuito de obter apoio e restaurar a segurança na área.

O Comando de Operações Militares é uma coalizão de facções insurgentes que recentemente tomou a capital Damasco, pondo fim a um regime que perdurou por cinco décadas. Hafez al-Assad governou a Síria de 1970 até a sua morte em 2000, sendo conhecido pela criação de um vasto aparelho repressivo e por estreitar laços com o regime fundamentalista do Irã na década de 1980. Um dos episódios mais sombrios do seu governo ocorreu em 1982, quando ordenou a repressão de uma revolta em Hama, resultando em um massacre que deixou entre 20 mil e 40 mil mortos.

Recomendado para si:  Supremo de Israel bloqueia tentativa do Governo de Destituir Procuradora-Geral Gali Baharav-Miara

No mausoléu incendiado, além de Hafez al-Assad, encontram-se sepultados outros membros da sua família, incluindo o filho primogénito Bassel, que faleceu em 1994 num acidente de carro, enquanto era preparado para suceder o pai. Após a morte de Bassel, Bashar al-Assad tornou-se o escolhido para continuar o legado familiar.