Capa Venâncio Mondlane aceita convite para diálogo pós-eleitoral com o PR Nyusi

Venâncio Mondlane aceita convite para diálogo pós-eleitoral com o PR Nyusi

O candidato presidencial Venâncio Mondlane anunciou hoje a sua aceitação do convite do Presidente da República para participar de um diálogo com os outros três candidatos presidenciais, com o intuito de encontrar soluções para a actual tensão que se seguiu às eleições. 

No entanto, Mondlane estipulou algumas condições para a realização deste encontro.

Em declarações à imprensa, Mondlane sublinhou a importância de contar com uma agenda bem definida, afirmando que submeterá uma proposta formal ainda hoje. “Como qualquer diálogo, como qualquer encontro institucional, este deve ter uma agenda. Para não comparecer a um encontro sem directrizes, irei enviar um ofício, assinado por mim, onde constará a minha proposta, bem como as sugestões de diversos moçambicanos que, ao longo deste período, contribuíram com as suas opiniões sobre os passos a seguir”, declarou o candidato.

Mondlane, que representa o partido PODEMOS, revelou que recebeu mais de 40 mil e-mails com propostas, os quais serviram de base para a construção de uma agenda contendo 20 pontos que refletem os anseios da população.

Recomendado para si:  ANAMOLA apresenta plano de nova Constituição para Moçambique

Com vista a promover a transparência do processo, o candidato comprometeu-se a tornar pública a agenda, permitindo que a sociedade civil se sinta envolvida e informada sobre os temas a serem discutidos.

Além disso, Mondlane enfatizou que o diálogo deve ser acessível ao público, com a presença de jornalistas e representantes da sociedade civil, assegurando assim um processo aberto e democrático.