Um homem de 57 anos foi detido ontem pela Polícia da República de Moçambique (PRM), na 6.ª Esquadra da cidade de Maputo, acusado de envolvimento no crime de contrafacção de moeda.
O suspeito foi apanhado em flagrante com cinco mil meticais em notas falsas, divididas em cinco cédulas de mil meticais cada.
Segundo as autoridades, o homem tentou depositar o dinheiro falsificado numa conta de um sistema de pagamentos móveis, pertencente a um cidadão de 26 anos, residente no bairro de Xipamanine.
A transacção foi frustrada pelas forças policiais, que agiram rapidamente para impedir a concretização do ato criminoso.
Marta Pereira, porta-voz da PRM em Maputo, informou que já foi elaborado o auto de denúncia e que as notas falsificadas foram apreendidas. “A Polícia está a investigar a origem das notas para determinar a sua proveniência e possível ligação a outros crimes de falsificação,” afirmou Pereira.
O caso segue em investigação, e as autoridades estão a trabalhar para desmantelar eventuais redes envolvidas na produção e circulação de moeda falsa no país.