Destaque Kamala Harris supera expectativas no primeiro debate contra Donald Trump

Kamala Harris supera expectativas no primeiro debate contra Donald Trump

Kamala Harris, a candidata presidencial democrata, destacou-se e superou as expectativas no primeiro debate contra Donald Trump, mostrando uma postura tranquila, ataques eficazes e a capacidade de manter o ex-presidente na defensiva durante os 90 minutos de confronto.

Segundo o New York Times, a vice-presidente Kamala Harris cumprimentou Donald Trump com um aperto de mão ao subir ao palco, e passou a maioria do debate tentando desafiar o ex-presidente de forma incisiva. Este aperto de mão foi o primeiro registado em um debate presidencial desde 2016.

Kamala Harris foi a primeira a discursar, durante dois minutos, abordando o tema da economia e do custo de vida. Ela iniciou o debate destacando a sua experiência de vida na classe média e apresentou o seu plano para apoiar a classe média e os trabalhadores norte-americanos.

“Fui criada na classe média e sou a única pessoa neste palco com um plano para elevar a classe média e os trabalhadores da América. Acredito na ambição, nas aspirações e nos sonhos dos americanos e é por isso que imagino um plano para construir uma economia de oportunidades”, afirmou Harris.

Ela também abordou a questão da habitação, sublinhando que o custo é excessivamente alto para muitas pessoas. “Tenho uma visão para este país”, disse Kamala Harris, acrescentando que pretende ampliar a redução de impostos para famílias com filhos, permitindo que as jovens famílias possam adquirir bens essenciais como berços e cadeirinhas para o carro.

Harris também destacou o apoio às pequenas e médias empresas, prometendo uma redução de impostos para este sector. Em contrapartida, ela acusou Trump de planear cortes de impostos para milionários.

Donald Trump, por sua vez, começou a sua intervenção respondendo a Harris, dizendo que não havia qualquer imposto sobre vendas e que isso estava errado.

O candidato republicano desmentiu a visão de Harris sobre a economia e recordou as tarifas que impôs a vários países, mencionando que a China contribuiu com mil milhões de dólares para a economia americana.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 06 de Outubro de 2025

Trump também criticou a inflação, afirmando que a sua administração não teve inflação devido às tarifas impostas. A seguir, Trump atacou a política de imigração, afirmando que milhares de pessoas entraram no país e a ocupar empregos dos norte-americanos. “Estas pessoas, que a senhora e o presidente Biden deixaram entrar no país, estão a destruí-lo”, acusou Trump, classificando-os como perigosos e com altos níveis de criminalidade.

Kamala Harris reagiu rapidamente às críticas de Trump. “Donald Trump deixou-nos com a taxa de desemprego mais alta desde a Grande Depressão e a pior epidemia em um século. Ele também deixou-nos com o pior ataque à democracia desde a Guerra Civil”, contra-atacou Harris.

Harris destacou ainda que durante o debate, os americanos ouvirão muitas mentiras e referiu-se ao “Projecto 2025” de Trump, um plano da Heritage Foundation com o qual Trump tem se distanciado.

No final do debate, Kamala Harris sugeriu a realização de um segundo debate presidencial contra Donald Trump. “Sob as luzes brilhantes, o povo americano viu a escolha que terá nas urnas este outono: avançar com Kamala Harris ou recuar com Trump. Foi isso que viram esta noite e o que devem ver num segundo debate em Outubro”, disse Jen O’Malley Dillon, presidente da campanha democrata.

Trump, por sua vez, não se comprometeu com a realização de um segundo debate. Em uma entrevista pós-debate com o apresentador Sean Hannity, Trump sugeriu que a vice-presidente pedia um novo debate porque “perdeu”. “A razão pela qual se faz um segundo debate é se você perde, e eles perderam”, afirmou Trump, embora tenha adicionado que “vai pensar sobre isso” em relação à possibilidade de um segundo confronto. O candidato republicano expressou também estar “muito feliz com o resultado” da sua prestação.