Economia Cimentos de Moçambique anuncia investimento de 60 milhões de dólares na fábrica...

Cimentos de Moçambique anuncia investimento de 60 milhões de dólares na fábrica do Dondo

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

A Cimentos de Moçambique (CM) revelou um plano de investimento significativo, no valor de 60 milhões de dólares, destinado à modernização e ampliação da capacidade de produção da sua unidade fabril situada no Município do Dondo, na província de Sofala. 

Este investimento faz parte das celebrações dos 100 anos de atividade da empresa, que se comemoram este ano.

O projecto de modernização inclui a instalação de um novo forno de clínquer, que será responsável por melhorar a eficiência da produção. Além disso, será implementado um novo moinho vertical de cimento, com uma capacidade de produção de 80 toneladas por hora, assim como uma ensacadeira com capacidade de 120 toneladas por hora. Com estas melhorias, a fábrica do Dondo verá a sua capacidade produtiva aumentar para 1,3 milhões de toneladas de cimento por ano.

Para além do impacto na produção, este investimento irá também beneficiar a comunidade local, com a criação de 200 novos postos de trabalho directos, oferecendo oportunidades especialmente para os jovens da região.

Paralelamente, a CM está a finalizar outro importante investimento, que envolve a modernização e ampliação da sua fábrica em Nacala. Este projecto, tal como o do Dondo, inclui a instalação de um forno de clínquer. As obras em Nacala tiveram início no final de 2023 e está previsto que estejam concluídas em Outubro deste ano.

“O investimento em Nacala e no Dondo representa a concretização do nosso compromisso com o crescimento e desenvolvimento de Moçambique”, afirmou Fernando Barreto, CEO da Cimentos de Moçambique, sublinhando a confiança da empresa no futuro do país.