Capa Agente da PRM detido em Tete sob acusação de violação de menor

Agente da PRM detido em Tete sob acusação de violação de menor

Um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM), afecto ao departamento da Polícia de Trânsito, foi detido pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) na cidade de Tete, sob a acusação de ter violado sexualmente uma menor de 13 anos.

A detenção ocorreu na passada sexta-feira, e o agente é suspeito de ter abusado sexualmente da sua própria sobrinha, com quem coabitava há mais de cinco anos. Apesar das acusações, o suspeito nega veementemente os factos, afirmando que está a ser vítima de perseguição por parte da mãe da menor.

“O que aconteceu foi que a minha sobrinha foi violada por amigos dela. Quando ela foi ao hospital, mencionou os nomes dos responsáveis. Após isso, expulsei a mãe da menina, que é minha cunhada, da minha casa. Como retaliação, dois dias depois, a mãe da menor instruiu a filha a acusar-me de ser o autor da violação,” defendeu-se o agente.

A menor foi internada no Hospital Provincial de Tete, onde permaneceu sob cuidados médicos durante quatro dias. Actualmente, já teve alta hospitalar e segue em tratamento ambulatório.

Recomendado para si:  Manica: Cidadãos chineses detidos por desrespeito à suspensão da exploração mineira

Julieta Benjamim Mazivila, médica legista, explicou que a jovem ainda requer acompanhamento contínuo devido às lesões que apresentava na região vestibular e vaginal. “Ela necessita de seguimento médico prolongado, incluindo apoio psicológico, o que poderá durar até seis meses,” informou a especialista.

O caso foi encaminhado ao departamento de atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência, onde está a ser acompanhado.

Américo Rosa, porta-voz do SERNIC em Tete, revelou que a denúncia chegou às autoridades após a menor ter procurado ajuda médica por conta própria. “A situação foi reportada pelos profissionais de saúde que a atenderam e, em seguida, encaminhada aos paralegais para os devidos procedimentos legais,” explicou Rosa.

As autoridades locais registaram 41 casos de violência doméstica nos primeiros oito meses deste ano na província de Tete, com a maioria das vítimas sendo mulheres e crianças.