A Rússia evacuou mais de 76 mil habitantes de áreas fronteiriças na região de Kursk, em resposta a uma incursão inesperada de tropas ucranianas, informou a agência estatal de notícias Tass no sábado.
A operação militar ucraniana, que se iniciou na terça-feira (06), conseguiu penetrar vários quilómetros no território russo, apanhando as forças russas desprevenidas e desencadeando intensos combates na região.
Segundo as informações locais, os confrontos ocorreram em três vilarejos situados a mais de 10 quilómetros dentro do território russo: Ivashkovskoye, Malaya Loknya e Olgovka.
Numa declaração feita na manhã de sábado, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou ter conseguido frustrar as tentativas dos grupos móveis ucranianos de avançar ainda mais no interior do território russo.
Para além da resposta militar, a agência de segurança interna russa, o FSB, decretou um regime de “contraterrorismo” na região de Kursk e em duas regiões adjacentes, Bryansk e Belgorod.
Esta medida confere às autoridades russas poderes alargados para bloquear áreas específicas e impor rigorosos controles sobre as comunicações na região, na tentativa de conter a situação.
Este ataque em Kursk representa a incursão mais significativa da Ucrânia contra a Rússia desde o início da guerra em Fevereiro de 2022. A ofensiva ucraniana surpreendeu as forças russas, que tiveram de mobilizar rapidamente os seus recursos para conter o avanço.
Embora a Ucrânia não tenha assumido oficialmente a autoria do ataque, o Presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, referiu na quinta-feira (08), que os russos estão agora a enfrentar as consequências da guerra que o Kremlin iniciou. “A Rússia trouxe a guerra para o nosso país e agora deve sentir os seus efeitos”, afirmou Zelenski, sem mencionar directamente a incursão em Kursk.
O Exército russo relatou que aproximadamente 1.000 soldados ucranianos, apoiados por mais de duas dezenas de blindados e tanques, estão envolvidos na incursão, que continua a ser um desafio significativo para as forças russas na região.

















