Nacional Presidente da República apela à vigilância no controlo de medicamentos

Presidente da República apela à vigilância no controlo de medicamentos

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, fez um apelo urgente para uma maior vigilância no controlo do desvio de medicamentos e outros materiais médico-cirúrgicos. 

Este apelo surge em resposta aos casos de desvio protagonizados por alguns funcionários do sector de saúde no país.

Filipe Nyusi fez este apelo durante a reinauguração do Hospital Provincial de Xai-Xai, que foi reabilitado e ampliado. A cerimónia ocorreu ontem em Xai-Xai, e o Presidente destacou que os actos de desvio de medicamentos não só prejudicam a classe médica, como também comprometem os esforços do Governo em garantir os insumos de saúde necessários para assegurar uma vida saudável à população.

Além de abordar a questão do controlo de medicamentos, o Presidente anunciou a abertura de novas unidades sanitárias em Moçambique ainda este ano.

Durante a reinauguração do Hospital Provincial de Xai-Xai, Filipe Nyusi também procedeu à entrega de uma ambulância equipada com tecnologia avançada à unidade de saúde. Este gesto visa melhorar a qualidade dos serviços prestados e reforçar a capacidade de resposta da instituição a emergências.