O Governo moçambicano está a implementar uma série de políticas e iniciativas com o objectivo de dinamizar as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME).
Estas medidas visam facilitar o acesso ao crédito, promover parcerias entre o sector público e privado e reforçar as infraestruturas de apoio às actividades empresariais.
Entre as acções destacadas está a garantia de que as MPME possam acessar mercados tanto nacionais como internacionais, com o intuito de aumentar a sua competitividade e capacidade de expansão. Esta informação foi divulgada hoje em Maputo, durante a segunda Conferência Nacional das MPME, pelo Ministro Carlos Mesquita, que falou em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi.
Carlos Mesquita sublinhou que o Governo reconhece a importância de um ambiente de negócios favorável para atrair investimentos privados, tanto nacionais como estrangeiros. Neste sentido, o executivo está empenhado na simplificação dos procedimentos administrativos para facilitar a integração dos empreendedores e MPME informais no sector formal da economia.
Além disso, o Governo está a promover o acesso a novos mercados como parte do processo de transformação digital global que está em curso.