Pelo menos vinte pessoas morreram na sequência de uma explosão que ocorreu a bordo de um barco no sul da Nigéria, conforme revelaram as autoridades policiais e a agência nacional de emergência no sábado. A informação foi divulgada pela agência France-Presse (AFP).
As equipas de resgate encontraram, até ao momento, vinte corpos gravemente queimados e continuam a realizar buscas na esperança de localizar outras vítimas.
A Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA) informou que a explosão ocorreu na manhã de quarta-feira, numa embarcação que funcionava como ferry, transportando mais de 100 pessoas, principalmente comerciantes que se dirigiam para um mercado na região.
Adebiyi Babatunde Razaq, representante da NEMA, confirmou que o acidente foi desencadeado por uma explosão no motor do barco. Apesar da tragédia, ainda não foi emitido um comunicado oficial detalhando as causas exactas do incidente.
No entanto, o governador do estado, Duoye Diri, sublinhou a necessidade de um cumprimento rigoroso das normas de segurança para evitar futuros desastres.
As autoridades continuam a investigar as circunstâncias que levaram a este terrível acontecimento.