Economia Moçambique iniciará exportação de energia eléctrica para a SADC em 2025

Moçambique iniciará exportação de energia eléctrica para a SADC em 2025

A partir do próximo ano, Moçambique começará a exportar energia eléctrica para vários países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), utilizando gás explorado na província de Inhambane. 

A central energética de Temane, cuja construção está a progredir de forma satisfatória e em conformidade com os padrões internacionais do sector energético, será a fonte desta energia.

Além da exportação para os países vizinhos, a energia produzida na província de Inhambane também abastecerá o mercado nacional, atendendo diversas categorias de consumidores.

A confirmação foi feita esta quinta-feira na vila do Songo pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, durante a visita do Presidente da República do Botswana à Hidroeléctrica de Cahora Bassa, localizada na província de Tete.

Com este projecto, Moçambique reforça a sua posição como um importante fornecedor de energia na região, contribuindo para o desenvolvimento económico tanto do país como dos seus parceiros regionais.

Recomendado para si:  Governo assegura que funcionários fantasmas não constituem encargo para o Estado