Pelo menos sete pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas durante um tumulto ocorrido num espectáculo em Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo. As autoridades locais continuam a investigar as causas da confusão.
O governador de Kinshasa, Daniel Bumba, informou à imprensa local que o incidente aconteceu no Estádio Stade des Martyrs, que tem a capacidade de acolher 80 mil pessoas, onde o popular cantor congolês Mike Kalambayi realizava um concerto.
As autoridades não especificaram o que provocou o tumulto, mas confirmaram que uma investigação está em curso para apurar os detalhes do ocorrido. No entanto, a empresa de gestão musical local, responsável pela organização do evento, afirmou que a confusão começou quando “os serviços de segurança tentaram neutralizar espectadores que causavam desordem”.
Nos últimos anos, o Congo tem testemunhado incidentes semelhantes, muitas vezes atribuídos a medidas insuficientes de controlo de multidões e ao uso excessivo de força. Em Outubro passado, onze pessoas morreram num tumulto similar no mesmo estádio durante outro espectáculo musical.

















