Internacional Ataques russos em Donetsk e Sumi deixam 11 mortos e 43 feridos,...

Ataques russos em Donetsk e Sumi deixam 11 mortos e 43 feridos, milhares sem electricidade

Pelo menos 11 pessoas morreram e 43 ficaram feridas na região ucraniana de Donetsk devido a bombardeamentos russos. O governador local anunciou que 348 povoações ficaram sem electricidade após um ataque a uma infra-estrutura energética na região de Sumi.

“Durante o dia, os russos mataram 11 residentes da região de Donetsk e 43 outras pessoas ficaram feridas. Houve 2.326 ataques inimigos na frente de batalha. 25 aldeias foram atingidas”, declarou Vadim Filashkin, governador da província de Donetsk, através do Telegram.

Entre as fatalidades estão cinco pessoas na aldeia de Selidove, três em Chasovoi Yar e outras nas localidades de Komar, Toretsk e Ukrainsk. Dos feridos, 15 são de Selidove, 18 de Komar e três de Toretsk, com mais dois em Ukrainska e um em Kostiantinivka, Ivanivka, Peresbudo, Sloviansk e Druzhba.

Adicionalmente, um homem de 43 anos foi morto por um bombardeamento russo em Odradokamianka, na região de Kherson, conforme relatado pelo governador ucraniano de Kherson, Oleksandr Prokudin, no Telegram.

Paralelamente, o Ministério da Energia ucraniano informou que cerca de 100.400 assinantes em 348 povoações estavam sem electricidade esta manhã, após um ataque russo a uma instalação energética na região de Sumi, ocorrido na noite de sexta-feira.

“Uma instalação eléctrica na região de Sumi foi atacada ontem à noite. Como resultado, consumidores domésticos e industriais nas regiões de Sumi (especialmente na cidade de Sumi) e Kharkov ficaram sem electricidade”, afirmou o ministério em comunicado no Telegram.

Recomendado para si:  Moçambicano julgado em Joanesburgo pelo assassinato do DJ Warras

O ministério acrescentou que, embora os consumidores da região de Kharkov já tenham sido reconetados à rede, 100.400 assinantes em 348 povoações na região de Sumi ainda estavam sem energia esta manhã.

O abastecimento de água na cidade de Sumi foi temporariamente interrompido devido a um ataque de drones russos, segundo a emissora pública ucraniana Suspilne, com base em informações da empresa de água Gorvodokanal.

Além disso, a empresa nacional de energia Ukrenergo decidiu não aplicar restrições ao consumo entre as 10:00 e as 15:00 de hoje em toda a Ucrânia, devido ao menor consumo durante o fim-de-semana e ao aumento da produção nas centrais eléctricas.

O Ministério da Energia destacou que, na sexta-feira, a Ucrânia recebeu electricidade excedentária do sistema eléctrico polaco a pedido da Polónia, o que permitiu cobrir parcialmente o défice de capacidade resultante dos ataques maciços da Rússia ao sistema eléctrico.

O ministério também informou que uma linha aérea de alta tensão que liga os sistemas eléctricos ucraniano e moldavo esteve temporariamente fora de serviço na noite de sexta-feira, mas já foi restabelecida.

Estão previstas importações de electricidade de 35.957 Megawatts/hora e nenhuma exportação.

Destaques da semana