Politica Presidente Nyusi felicita Narendra Modi pela reeleição e reafirma cooperação bilateral

Presidente Nyusi felicita Narendra Modi pela reeleição e reafirma cooperação bilateral

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, congratulou o Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, pela sua reeleição, expressando a vontade de reforçar as relações de cooperação bilateral e a parceria estratégica entre os dois países.

“A sua vitória eleitoral é uma evidência clara da confiança do povo da Índia na sua visão e liderança orientada para os resultados, que melhoraram de forma impressionante a posição da economia da Índia no plano global”, afirmou Filipe Nyusi na carta enviada a Narendra Modi, divulgada pela embaixada da Índia em Maputo.

Na mensagem, o Presidente moçambicano destacou a disponibilidade de Moçambique para aprofundar as excelentes relações de amizade e cooperação bilateral já existentes, além de fortalecer a parceria estratégica entre os dois países.

Nyusi sublinhou ainda que, sob a liderança de Narendra Modi, a Índia alcançou significativos progressos na melhoria das condições de vida da sua população, reduzindo o fosso entre ricos e pobres.

No dia 7 deste mês, Narendra Modi foi oficialmente reeleito como líder da coligação Aliança Democrática Nacional (ADN), que detém a maioria parlamentar. Apesar de o seu partido, o nacionalista hindu BJP, não ter conseguido maioria absoluta, Modi foi capaz de garantir a liderança da coligação.

Recomendado para si:  Diálogo nacional inclusivo em Moçambique arranca a 6 de Outubro com auscultação pública

Modi, de 73 anos, tomará posse no domingo para um raro terceiro mandato, liderando um governo de coligação. Embora o BJP tenha governado a Índia ao longo da última década como parte da ADN, esta é a primeira vez que necessita do apoio de aliados regionais para formar governo.

O estreitamento das relações entre Moçambique e Índia é visto como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento mútuo, reforçando a cooperação em várias áreas estratégicas.