Politica Presidente da República de Moçambique envia condolências ao Malawi

Presidente da República de Moçambique envia condolências ao Malawi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, enviou uma mensagem de condolências ao seu homólogo do Malawi, Lazarus Chakwera, devido ao falecimento do vice-presidente daquele país vizinho, Saulos Klaus Chilima, e de outras nove pessoas. 

O trágico incidente ocorreu na segunda-feira, resultante da queda de uma aeronave das Forças Armadas do Malawi que transportava Chilima.

Na sua mensagem, Filipe Nyusi expressou, em nome do povo e do Governo da República de Moçambique, bem como em seu próprio nome, as mais sentidas condolências ao Presidente Chakwera, ao povo e ao Governo do Malawi, assim como à família enlutada. Nyusi manifestou solidariedade, mencionando que “neste momento difícil, estamos próximos de vós em orações e pensamentos, rogando que sejam abençoados com energias que vos permitam suportar a dor severa que vos assola devido a esta perda irreparável”.

O Presidente destacou que Saulos Klaus Chilima foi um verdadeiro filho de África, sempre empenhado na promoção dos valores pan-africanistas, servindo ao seu país com a mais alta dedicação na busca pela consolidação da estabilidade política num ambiente de democracia multipartidária.

Recomendado para si:  Diálogo nacional inclusivo em Moçambique arranca a 6 de Outubro com auscultação pública

Nyusi relembrou o papel significativo de Chilima no aprofundamento da integração política e socioeconómica da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da União Africana, concluindo a sua mensagem com um desejo de que a alma de Chilima descanse em paz eterna.