Destaque Chuvas torrenciais na China forçam evacuação de milhares

Chuvas torrenciais na China forçam evacuação de milhares

As intensas chuvas que têm assolado as regiões leste e sul da China desde o início da semana já obrigaram à evacuação de 36 mil pessoas, conforme anunciado pelas autoridades. 

Ao todo, cerca de 179.800 pessoas foram afectadas e 12.350 hectares de culturas danificadas, resultando em perdas económicas directas estimadas em 1.611 milhões de yuans (aproximadamente 207 milhões de euros), segundo o gabinete provincial de controlo de cheias.

Em Fujian, várias estações hidrológicas em 11 rios registaram níveis de água até 3,65 metros acima do nível de alerta entre sábado e hoje. A província declarou estado de emergência, com precipitações acumuladas que superaram os 100 milímetros em 386 municípios de 55 áreas distritais até sexta-feira.

Na província de Guangxi, as chuvas provocaram o transbordo de 22 rios, sendo que a estação hidrológica de Hezhou, no rio Hejiang, registou a maior inundação em 10 anos. As cidades mais afectadas incluem Hechi, Liuzhou, Yulin, Hezhou e Baise, com acumulações de até 140 milímetros num único dia.

Recomendado para si:  OrMM anula exames da UniLúrio e levanta questões sobre formação em medicina

A situação deverá permanecer crítica nos próximos dias, com o Ministério dos Recursos Hídricos e a Administração Meteorológica Nacional a emitir alertas laranja para a noite de hoje, antecipando chuvas fortes e correntes em grande parte do país, especialmente nas províncias de Cantão, Sichuan e Yunnan. São esperadas precipitações superiores a 70 milímetros por hora, acompanhadas de raios, trovões e ventos intensos.

As autoridades locais foram instadas a tomar medidas de precaução extremas para enfrentar a situação.