Donald Ray Lantz, de 63 anos, e Jeanne Kay Whitefeather, de 62, foram detidos em Outubro de 2023, após as autoridades terem encontrado dois dos seus cinco filhos adoptivos a viverem em condições desumanas durante uma verificação de bem-estar.
Os filhos, com idades compreendidas entre os seis e os 16 anos, foram alegadamente obrigados a trabalhar como “escravos” e trancados num barracão.
O casal, de raça caucasiana e residente no estado da Virgínia, foi acusado de múltiplos crimes, incluindo tráfico de seres humanos e negligência infantil. A publicação local Metro News relatou que Lantz e Whitefeather foram apresentados em tribunal pela primeira vez na terça-feira, onde se declararam inocentes das acusações.
A juíza do condado de Kanawha, Maryclaire Akers, referiu durante a audição que as crianças negras adoptivas eram “basicamente usadas como escravas”. O casal enfrenta ainda acusações de violação dos direitos humanos devido ao tratamento dado às crianças negras.
Jeanne Kay Whitefeather tentou justificar a situação afirmando que o barracão onde foram encontrados os menores de 14 e 16 anos era um “clube de adolescentes” e negou que eles estivessem lá presos.
O julgamento está marcado para começar a 9 de Setembro. Até lá, Lantz e Whitefeather permanecerão detidos sob fiança de um milhão de dólares, equivalente a 500 mil euros cada um.

















