O número de mortos nos incêndios florestais que devastam as regiões de Diyarbakir e Mardin, no sudeste da Turquia, subiu para 14, com 44 feridos registados, dos quais cinco estão em estado crítico, conforme informado por fontes oficiais.
Segundo as autoridades turcas, a maioria dos feridos já teve alta hospitalar, embora três dos pacientes em estado crítico permaneçam entubados.
O incêndio em Diyarbakir teve início no bairro de Koksalan às 22h15 locais de quinta-feira, propagando-se rapidamente em direcção a Mardin devido aos ventos fortes, conforme declarou o ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, através das redes sociais.
Durante esta semana, as cidades de Diyarbakir e Mardin registaram temperaturas de 45 graus, com previsões de 41 graus para hoje, o que representa uma variação de 5 a 10 graus acima do normal para esta época do ano, segundo a Direcção Meteorológica turca.
Em face do calor intenso e dos ventos fortes, novos incêndios continuam a surgir no país. Nos últimos dias, foram declarados incêndios no distrito de Salihli, na província de Manisa, em Çanakkale, no oeste do país, em Izmir, na costa do Mar Egeu, perto do aeroporto de Siirt, na Anatólia oriental, e na província de Elazig.

















