Internacional Presidente Nyusi envia mensagem de condolências ao Irão após tragédia aérea

Presidente Nyusi envia mensagem de condolências ao Irão após tragédia aérea

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, enviou uma mensagem de condolências ao Supremo Líder do Irão, Ayatollah Seyyed Ali Hosseini Khamenei, após a morte trágica do Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir, vítimas de um acidente de aviação ocorrido no domingo, dia 19.

Na mensagem, cuja cópia foi divulgada pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), Nyusi expressou a profunda tristeza e choque com que o povo e o governo moçambicanos receberam a notícia do trágico despenhamento do helicóptero, que resultou na morte de Raisi, Amir, outros altos funcionários governamentais e membros da tripulação.

“A partida desses líderes proeminentes constitui uma grande perda, não só para o povo e governo da República Islâmica do Irão, mas também para o nosso país, que desenvolveu relações amistosas e de cooperação com o contributo destes. Neste momento de consternação, gostaria de, em nome do povo e do governo da República de Moçambique, e em meu próprio, expressar ao Supremo Líder da República Islâmica do Irão, ao governo e às famílias enlutadas, as nossas mais sinceras e sentidas condolências. Que as suas almas descansem em paz eterna!”, declarou o Presidente Nyusi na sua mensagem.

Recomendado para si:  Presidente de Madagáscar denuncia tentativa de golpe de Estado no país

Os corpos de Raisi, Hossein e outras autoridades foram encontrados na segunda-feira, dia 20, no noroeste do Irão, após a queda do helicóptero em que viajavam. A queda, que ocorreu devido ao mau tempo próximo de Varzaqan, na província do Azerbaijão Oriental, deixou o Irão em luto nacional por cinco dias.

O líder supremo do Irão designou o vice-presidente Mohammad Mokhber como chefe interino do Executivo até à eleição de um novo Presidente, que deverá ocorrer dentro de 50 dias. O vice-ministro das Relações Exteriores, Ali Bagheri Kani, foi nomeado ministro interino das Relações Exteriores.

A imprensa estatal iraniana informou que as equipas de resgate localizaram os destroços do helicóptero nas primeiras horas de segunda-feira, quase 24 horas após o acidente.