Politica Presidente Nyusi condena tentativa de golpe de Estado na RDC

Presidente Nyusi condena tentativa de golpe de Estado na RDC

O presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, expressou uma condenação veemente à tentativa de golpe de Estado na República Democrática do Congo (RDC).

Num comunicado de solidariedade enviado ao presidente da RDC, Félix Tshisekedi, Nyusi declarou: “Enquanto condenamos categórica e veementemente qualquer ato ou tentativa de mudar inconstitucionalmente um governo eleito democraticamente, saudamos as Forças de Defesa e Segurança Congolesas pela resposta rápida e decisiva que abortou a tentativa de golpe de estado, neutralizando ou aprisionando os seus autores.”

O chefe de Estado moçambicano aproveitou a ocasião para expressar, em nome do povo e do governo de Moçambique, assim como em seu próprio nome, a sua solidariedade para com o presidente Tshisekedi, o povo e o governo da RDC. “Que os prevaricadores deste ato hediondo sejam responsabilizados conforme a legislação vigente”, acrescentou Nyusi na sua mensagem.

Além de condenar a tentativa de golpe, Nyusi transmitiu condolências aos congoleses, especialmente aos familiares dos militares que morreram em combate, reforçando o apoio e a união entre as nações africanas na luta contra a instabilidade política.

Recomendado para si:  Renamo expulsa João Machava por desobediência e violações dos estatutos do partido