Internacional Fortes chuvas na Tanzânia provocam 58 mortes e inundações

Fortes chuvas na Tanzânia provocam 58 mortes e inundações

Em uma conferência de imprensa realizada por Mobhare Matinyi, foi anunciado que entre 1º e 14 de abril ocorreram 58 mortes devido às fortes chuvas que resultaram em inundações.

A região costeira da Tanzânia, localizada na África Austral, foi uma das áreas mais afetadas, resultando na morte de 11 pessoas.

Na última sexta-feira, oito crianças em idade escolar perderam suas vidas quando o autocarro em que viajavam caiu em um desfiladeiro inundado próximo a Arusha, no norte do país. Um voluntário que participava das operações de resgate também perdeu a vida.

Mais de 10 mil famílias foram afetadas e 76.698 explorações agrícolas foram danificadas devido às inundações nas áreas costeiras e em Morogoro, situada cerca de 200 quilómetros a oeste da capital económica, Dar-es-Salaam, segundo informações do porta-voz do Governo.

Abril assinala o auge da estação chuvosa na Tanzânia. Este ano, as chuvas sazonais coincidem com o fenômeno climático El Niño, que começou em meados de 2023 e pode estender-se até maio.

Recomendado para si:  Parlamento peruano aprova destituição da Presidente Dina Boluarte até eleições de 2026

Além do aumento das temperaturas, o El Niño provoca secas em algumas partes do mundo e fortes chuvas em outras.

No vizinho Quénia, pelo menos 13 pessoas perderam a vida e cerca de 15.000 foram deslocadas devido às chuvas torrenciais e inundações ocorridas em 9 de abril, de acordo com um relatório divulgado na quinta-feira pela agência humanitária da ONU (Ocha), com base em números fornecidos pelas autoridades e pela Cruz Vermelha do Quénia.