Internacional Africa Década de cativeiro: Boko Haram ainda mantém 89 nigerianas de Chibok sequestradas

Década de cativeiro: Boko Haram ainda mantém 89 nigerianas de Chibok sequestradas

O comissário para os Assuntos de Informação e Segurança Interna do estado de Borno, Usman Tar, revelou que, uma década após o terrível rapto, 89 das 276 raparigas raptadas em Chibok ainda estão em cativeiro nas mãos do Boko Haram.

Ele afirmou isso durante um evento no sábado, marcando o décimo aniversário do sequestro.

Tar reiterou o compromisso contínuo das autoridades em trazer de volta todas as raparigas raptadas, expressando solidariedade com as famílias das vítimas que ainda sofrem com a angústia da separação.

A maioria das raparigas que foram libertadas ao longo dos anos está agora a receber educação em várias escolas ou a ser formada sob a supervisão do Ministério Federal dos Assuntos da Mulher.

O rapto em Chibok ocorreu em 14 de abril de 2014, quando membros do Boko Haram invadiram uma escola secundária na remota comunidade de Borno, sequestrando 276 alunas. Esse evento chocante gerou uma campanha global nas redes sociais sob o lema “Tragam de volta as nossas raparigas”, com a participação de figuras proeminentes como a então primeira-dama dos EUA, Michelle Obama.

Recomendado para si:  CEDEAO elogia libertação condicional de líderes políticos na Guiné-Bissau

O Boko Haram, fundado em 2002 em Maiduguri, capital de Borno, inicialmente surgiu para contestar a negligência percebida das autoridades em relação ao norte da Nigéria. Desde então, tornou-se radicalizado, buscando estabelecer um Estado islâmico na região. Sua ramificação, o Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP), também está envolvida em atividades terroristas na região.

Os ataques do Boko Haram e do ISWAP já causaram a morte de mais de 35 mil pessoas e forçaram cerca de 2,7 milhões a se deslocarem internamente, principalmente na Nigéria e em países vizinhos como Camarões, Chade e Níger, de acordo com dados do Governo e da ONU.

Destaques da semana