Internacional Ataque com bomba mata seis trabalhadores da principal empresa de telecomunicações da...

Ataque com bomba mata seis trabalhadores da principal empresa de telecomunicações da Somália

No domingo, pelo menos seis funcionários da Hormuud Company, a maior empresa privada de telecomunicações da Somália, foram mortos num atentado à bomba em Mogadíscio, conforme relatado pelos meios de comunicação social.

Embora o ataque ainda não tenha sido reivindicado, o grupo extremista Al Shabaab, afiliado à rede terrorista Al-Qaida, tem sido responsável por numerosos ataques nos últimos anos, conforme noticiou a agência de notícias Europa Press.

As autoridades ainda não divulgaram detalhes específicos sobre o ataque, mas afirmaram que o veículo no qual os trabalhadores viajavam foi atingido por um dispositivo explosivo ativado remotamente, segundo o portal de notícias somali Garowe Online.

O Governo do país condenou veementemente o atentado e expressou condolências às famílias das vítimas e à empresa, instando a união contra os “grupos terroristas extremistas”.

“O facto de os terroristas terem como alvo as empresas somalis demonstra o nível de ódio contra todo o povo somali, já que estas são fundamentais para o desenvolvimento do país”, afirmaram as autoridades, citadas pela agência de notícias oficial somali SONNA.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 11 de Fevereiro de 2026

O exército somali tem conduzido uma campanha de “guerra total” há meses contra a organização fundamentalista, que recuou para redutos no centro-sul e sul do país.

Destaques da semana