Nove reclusos que estavam sendo transferidos da Cadeia Central da Beira para um centro aberto no distrito de Nhamatanda, em Sofala, conseguiram fugir depois de arrombarem a porta do veículo prisional em que estavam sendo transportados.
O incidente ocorreu no final da tarde da última quinta-feira. Quinze reclusos que cumpriam penas de até três anos na penitenciária provincial de Sofala, mais conhecida como Cadeia Central da Beira, foram transferidos para o centro aberto de Tica, localizado no distrito de Nhamatanda, em Sofala.
Os reclusos estavam a bordo de um veículo prisional. Por volta das 19 horas, a poucos quilómetros do destino, numa área conhecida como Ndeja, onde a estrada é de terra batida e tem circulação condicionada devido a buracos, alguns dos reclusos aparentemente arrombaram a porta do veículo prisional.
Segundo relatos, nove dos 15 reclusos conseguiram fugir antes que o veículo fosse detido pelo motorista. Os outros seis reclusos permaneceram no interior do veículo.
Os 15 reclusos estavam acompanhados apenas por um guarda prisional e pelo motorista, e a viagem deveria percorrer mais de 80 quilómetros, desde a penitenciária provincial até ao centro aberto de Tica.
O incidente levantou suspeitas sobre possível envolvimento de guardas prisionais na fuga, uma vez que, de acordo com as informações disponíveis, a transferência de reclusos não deve ocorrer durante a noite e sempre requer uma equipa especializada, o que não aconteceu naquela quinta-feira.