Destaque Moçambicano condenado por contrabando na África do Sul

Moçambicano condenado por contrabando na África do Sul

Um cidadão moçambicano, Abílio Cuna, de 40 anos, foi sentenciado a dois anos de prisão pelo Tribunal de Crimes Comerciais de Mbombela, na África do Sul, em 11 de março de 2024. Ele foi detido pela polícia de fronteira de Lebombo e considerado culpado de contrabando.

O comunicado divulgado pela Polícia Sul-Africana (SAPS) menciona que Cuna foi detido em 4 de novembro de 2023, às 03h20, no lado sul-africano da fronteira de Ressano Garcia, transportando mercadorias de contrafação num veículo pesado com dois reboques basculantes, estimadas em 5 973 200 rands. Tanto a mercadoria falsificada quanto o veículo e os reboques foram confiscados e apreendidos no entreposto aduaneiro.

A empresa moçambicana Transporte Mussa Mussa (TMM), proprietária do veículo pesado e dos reboques, foi multada em 135 mil rands, além de taxas de armazenamento na alfândega da Autoridade Tributária da África do Sul (SARS).

Este caso ocorreu após outra detenção há duas semanas, envolvendo um motorista moçambicano na mesma fronteira, por contrabando de calçado de contrafação no valor de 1,8 milhões de rands.

Recomendado para si:  Pânico a bordo após falha em motor de Boeing 737 na Nigéria

Destaques da semana