Internacional Inundações e nevões causam pelo menos 20 mortos no Afeganistão

Inundações e nevões causam pelo menos 20 mortos no Afeganistão

Pelo menos 20 pessoas perderam a vida e outras 14 ficaram feridas devido às inundações repentinas e à intensa queda de neve que assolaram o Afeganistão na semana passada, conforme anunciaram autoridades talibãs.

As vítimas resultaram das “chuvas torrenciais, nevões e inundações súbitas”, sendo que cerca de metade dos incidentes ocorreram nos últimos três dias, relatou o porta-voz do Ministério da Gestão de Catástrofes dos Talibãs, Mullah Janan Sayeq.

Desde 20 de fevereiro, as condições climáticas adversas danificaram 403 habitações, algumas delas ficaram completamente destruídas, enquanto outras sofreram danos parciais, além de terem causado a morte de mais de 5.140 animais domésticos.

As catástrofes naturais estão a aumentar em intensidade e gravidade, colocando o Afeganistão como o quarto país mais vulnerável e o oitavo menos preparado para enfrentar a crise climática, conforme indicou um relatório recente do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA).

Apesar de contribuir com apenas 0,08% das emissões globais de gases com efeito de estufa, o Afeganistão está a suportar o peso das alterações climáticas, segundo o OCHA.

Recomendado para si:  António José Seguro é eleito novo Presidente de Portugal

Destaques da semana