A procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, pediu uma multa de 370 milhões de dólares (cerca de 337,8 milhões de euros) e a proibição permanente do setor imobiliário para o antigo presidente norte-americano Donald Trump e dois dos seus administradores, no âmbito do caso por fraude que o envolve.
James também pediu a proibição de cinco anos para os filhos mais velhos de Trump, Donald Trump Jr. e Eric Trump, com as mesmas condições.
Os advogados do gabinete de James alegam que Trump e as suas empresas cometeram fraude na preparação e certificação de declarações sobre a sua situação financeira, que teriam sido falsamente inflacionadas entre 812 milhões e 2,2 mil milhões de dólares (entre 741,58 milhões e 2.009,20 milhões de euros).
Trump rejeitou qualquer irregularidade no caso, descrevendo o processo como uma “caça às bruxas” partidária.
A decisão final sobre a aplicação das sanções caberá ao Tribunal Superior de Nova Iorque.
O pedido de multa milionária e proibição para Trump é um golpe significativo para o ex-presidente. Se for aprovada pelo tribunal, as sanções terão um impacto significativo nas suas finanças e na sua capacidade de operar no setor imobiliário.
O pedido de James é também uma vitória para os democratas, que têm acusado Trump de fraude e corrupção durante anos. A aprovação das sanções seria uma vitória política importante para James e para o Partido Democrata.