O escritor moçambicano Mia Couto está entre os 70 nomeados para o Prémio Literário de Dublin, na Irlanda. O galardão, que visa promover a excelência na literatura mundial, é patrocinado unicamente pela cidade de Dublin.
Couto entra na lista com a tradução de David Brookshaw para inglês de “O Bebedor de Horizontes”, terceiro livro da trilogia “As Areias do Imperador”. A versão inglesa do livro foi publicada em fevereiro do ano passado pela editora norte-americana Farrar Strauss and Giroux.
A obra de Mia Couto foi indicada pela Biblioteca Nacional de Moçambique. O livro foi classificado entre os romances africanos mais notáveis publicados em língua inglesa durante 2023, pela revista “Brittle Paper”, especializada na divulgação da literatura africana.
“O Bebedor de Horizontes” conta a saga final do imperador Gungunhana, o último grande governante de um império na África no século XIX. A obra retrata o momento em que os prisioneiros de Mouzinho de Albuquerque embarcam no cais de Zimakaze em um barco que parte em direcção ao posto de Languene. De lá, seguem para o estuário do Limpopo e então iniciam a viagem marítima que conduz os africanos capturados para um distante e eterno exílio, numa das ilhas dos Açores, em Portugal.
O vencedor do Prémio Literário de Dublin será anunciado em maio de 2024.