Cultura Exposição ‘Sérgio Somos Nós’ enaltece a arte do mestre moçambicano Sérgio Veiga

Exposição ‘Sérgio Somos Nós’ enaltece a arte do mestre moçambicano Sérgio Veiga

A Galeria do Camões-Centro Cultural Português acolheu a exposição de artes plásticas intitulada “Sérgio Somos Nós”, em tributo ao renomado artista moçambicano Sérgio Veiga. Esta mostra estará aberta ao público até ao dia 7 de Junho do corrente ano.

“Sérgio Somos Nós” apresenta uma celebração vibrante do legado artístico de Sérgio Veiga, com uma selecção de obras do próprio artista, incluindo peças inéditas, bem como trabalhos de familiares, amigos e antigos alunos, como Luís Ofício e Matine.

Em uma nota de imprensa, o Camões-Centro Cultural Português destaca as influências do surrealismo e do impressionismo na obra de Sérgio Veiga. Essas correntes artísticas revelam uma forte conexão com o mar, a fauna moçambicana e a rica cultura do povo do país. A produção artística do autor é caracterizada por um realismo poético e uma profunda sensibilidade estética, que reflete um imaginário enraizado na essência de Moçambique.

Natural de Lourenço Marques (actual Maputo), Sérgio Veiga nasceu a 25 de Julho de 1953. Considerado um pintor autodidata, Veiga construiu ao longo de mais de cinquenta anos uma linguagem visual única, imersa numa mestiçagem multicultural e marcada por impressões poéticas derivadas da escola impressionista.

A exposição convida todos a revisitar e celebrar a obra de um dos grandes nomes da arte moçambicana.