Destaque Governo de Maputo investiga subida de preços de produtos de primeira necessidade

Governo de Maputo investiga subida de preços de produtos de primeira necessidade

O Governo da província de Maputo está a investigar as razões da subida de preços dos produtos de primeira necessidade que se regista nos últimos dias, depois da estabilidade verificada durante a quadra festiva.

Uma equipa multissectorial, onde fazem parte técnicos do sector da indústria e comércio, já está no terreno para a averiguação desta elevação de preços no mercado nacional.

Entre os produtos com esta tendência constam o açúcar, arroz, cebola, batata reno, farinha de milho, feijão, óleo alimentar e peixe.

O director provincial da indústria e comércio de Maputo, Joel Nhassengo, avançou que as reais causas da subida de preços poderão ser conhecidas brevemente.

No entanto, Nhassengo garantiu que os referidos produtos estão em quantidade suficiente para responder à demanda por estes dias.

O responsável lançou ainda um aviso para os comerciantes que forem surpreendidos a operarem à margem das normais, que não haverá dó.

“Vamos agir com rigor contra todos os que forem surpreendidos a aumentar os preços sem justa causa”, disse Nhassengo.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 09 de Outubro de 2025

As autoridades acreditam que a subida de preços pode estar relacionada com o aumento do custo de produção, nomeadamente dos custos de transporte e dos insumos agrícolas.

No entanto, o Governo está a investigar outras possíveis causas, como a especulação ou a importação de produtos com preços mais elevados.

A subida de preços dos produtos de primeira necessidade está a causar preocupação aos consumidores, que temem que a situação possa agravar a situação económica das famílias.