O diretor da Perry High School, em Perry, Iowa, nos Estados Unidos, morreu no domingo (14), após ser baleado em um tiroteio na escola no início do mês.
Dan Marburger, de 56 anos, foi ferido gravemente quando ajudava alunos e funcionários a deixarem o local no dia do ataque. Outras quatro pessoas foram feridas e um aluno do sexto ano morreu.
Marburger dirigia a escola desde 1995 e era considerado um líder respeitado na comunidade. Ele foi descrito pelas autoridades locais como um herói, que se colocou em perigo para salvar os alunos.
O atirador foi identificado como um ex-aluno da escola, que tirou a própria vida depois do atentado. Em vistoria posterior, a polícia encontrou uma espécie de explosivo “rudimentar” no local.
A morte de Marburger causou comoção na comunidade de Perry e em todo o país. Uma página de financiamento coletivo criada para ajudar com os custos de internação do diretor arrecadou mais de US$ 1 milhão.
A morte de Dan Marburger é uma tragédia que reforça a necessidade de ações para prevenir a violência armada nos Estados Unidos.
O diretor foi um herói que sacrificou sua vida para salvar outras pessoas. Sua história é um lembrete de que a violência afeta a todos, independentemente de idade, raça ou religião.
É importante que as autoridades e a sociedade civil trabalhem juntas para encontrar soluções para o problema da violência armada nos Estados Unidos.