Internacional Colômbia pede ajuda internacional para combater incêndios florestais que devastam o país

Colômbia pede ajuda internacional para combater incêndios florestais que devastam o país

A proliferação de incêndios florestais na Colômbia nos últimos dias levou o Presidente Gustavo Petro a pedir ajuda internacional para combater os fogos.

A falta de chuva e as temperaturas recorde provocaram pelo menos 21 incêndios ativos em Bogotá e nos departamentos de Santander, Norte de Santander, Cundinamarca, Boyacá, Antioquia, Cauca, Cesar e Vichada.

Em novembro passado, as autoridades colombianas alertaram os governos locais para as consequências do fenómeno ‘El Niño’ e para a necessidade de planear a resposta aos incêndios e à seca.

No entanto, a proliferação de incêndios florestais desde o último fim de semana parece ter apanhado de surpresa as autoridades e as agências de prevenção de riscos, que ficaram sobrecarregadas com os numerosos focos de incêndio em diferentes regiões.

Por esta razão, o Governo, criticado por não responder mais cedo aos incêndios, decidiu recorrer à ajuda internacional, algo que lhe tem sido exigido nas redes sociais.

Os bombeiros têm recebido apoio das Forças Armadas e de voluntários para tentar apagar os incêndios, mas todos os dias surgem novos focos e reacendimentos.

Recomendado para si:  Autoridades sul-africanas procuram dois moçambicanos suspeitos de furto de motorizada

O impacto dos incêndios florestais na Colômbia é significativo.

Além da destruição de áreas florestais, os incêndios também causam danos a infraestruturas e propriedades, e contribuem para a poluição do ar.

A ajuda internacional é essencial para que o Governo colombiano possa controlar os incêndios florestais e minimizar os seus impactos.

Até ao momento, os Estados Unidos, o México e o Brasil ofereceram ajuda à Colômbia para combater os incêndios.

O Governo colombiano espera que a ajuda internacional chegue o mais rapidamente possível para que os incêndios possam ser controlados antes que causem ainda mais danos.

Destaques da semana