Pelo menos cinco pessoas perderam a vida e outras 40 ficaram feridas num ataque com mísseis lançado pela Rússia contra várias regiões da Ucrânia, incluindo a capital, conforme informaram as autoridades ucranianas.
O ministro do Interior ucraniano, Igor Klimenko, confirmou três mortes em Kharkiv (nordeste), onde também ocorreram 30 feridos. Um edifício residencial de vários andares foi parcialmente destruído, resultando em várias pessoas presas nos destroços.
O ataque também causou uma morte em Kiev, onde dois edifícios residenciais e um edifício privado sofreram danos, além de incêndios na capital. O chefe da administração militar da capital mencionou uma mulher morta e quatro feridos como resultado do ataque.
Em Pavlograd, na região de Dnipropetrovsk, uma pessoa perdeu a vida, enquanto três ficaram feridas em Buchanski, na região de Kiev. O ataque ocorreu após o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, expressar confiança num consenso para disponibilizar mais cinco mil milhões de euros para a Ucrânia no âmbito do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, alegando a proteção de minorias separatistas pró-russas no leste do país vizinho, independente desde 1991. O ataque ocorreu horas depois de um líder separatista acusar as forças ucranianas de causarem mortes num mercado em Donetsk, alegação negada pelo exército ucraniano.