Sociedade Mais de 37 mil mulheres submeteram-se ao TARV em Nampula

Mais de 37 mil mulheres submeteram-se ao TARV em Nampula

Mais de 37 mil mulheres submeteram-se ao Tratamento Anti-Retroviral (TARV) de Janeiro a Setembro em 243 unidades sanitárias de Nampula, das quais 1871 pediátrico e 35.576 em adultos.

Os dados foram tornados públicos pelo secretário de Estado na província, Jaime Neto, na celebração do Dia Mundial de Combate ao SIDA, data instituída pelas Nações Unidas com objectivo de reforçar a esperança de todos aqueles que estão envolvidos na erradicação da pandemia.

O Dia Mundial de Combate ao SIDA foi celebrado sob lema “Comunidades e Sociedade Civil na Vanguarda da Resposta ao HIV/SIDA”. 

De acordo com o secretário de Estado em Nampula, o lema reforça a necessidade de colocar as comunidades e organizações da sociedade civil no epicentro da resposta nacional à doença, após evidências provarem que sistemas comunitários desempenham um papel-chave e asseguram a inclusão e participação das comunidades na identificação dos problemas, na planificação, oferta e monitoria de saúde.

O governante referiu-se à necessidade de unir esforços em solidariedade e apoio aos afectados pelo HIV, oferecendo apoio emocional para a sua adesão ao tratamento.

Recomendado para si:  Dívidas ocultas: Herdeiros de Iskandar Safa passam a ser alvo do processo judicial

Apelou à população para que continue engajada na luta contra a doença para que  crianças, jovens e adultos que ainda não a contraíram permaneçam intactos e garantir, desta forma, uma geração livre do HIV.

Neto instou aos cidadãos que já vivem com a doença para que assumam o tratamento com muita seriedade e responsabilidade. Reafirmou o compromisso do Governo de continuar a liderar esforços de mobilização de recursos para garantir a prevenção, cuidados e tratamento, com vista a melhorar a saúde da população.

Encorajou os profissionais de saúde a continuarem firmes na luta pela causa nobre de salvar vidas. Jaime Neto aproveitou a ocasião para apelar a população no sentido de observar as medidas de prevenção da cólera, apostando na lavagem das mãos antes das refeições e depois de usar a latrina, das frutas e verduras, boa cozedura dos alimentos e remover lixo das casas.

Assim sendo, a província de Nampula tem um acumulativo de serro-prevalência de HIV de 282.474 pacientes, dos quais 17.600 são crianças e 264. 874 adultos, num universo de 6.649.801 habitantes.