Alexei Navalny, principal opositor político do presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi transferido para uma prisão secreta. A transferência ocorreu na segunda-feira, 11 de dezembro, mas o paradeiro do ativista ainda não foi divulgado.
Segundo o site de comunicação russo Sota.vision, Navalny deixou a Instituição Penitenciária Federal IK-6 na região de Vladimir e foi para uma instalação localizada fora da região.
Os advogados de Navalny afirmaram que perderam o contato com o político desde a transferência.
Navalny foi condenado em agosto deste ano a 19 anos de prisão por criar um grupo extremista contra o presidente da Rússia e por financiar atos extremistas.
O ativista é um crítico ferrenho do governo Putin e já organizou diversas manifestações populares contra o Kremlin. Ele também denunciava esquemas de corrupção do governo e de suas empresas nas redes sociais.
Em 2020, Navalny foi envenenado com Novichok, uma toxina de origem soviética. Ele foi levado às pressas para Berlim, na Alemanha, onde foi tratado e se recuperou.
Investigações independentes apontaram que o Serviço de Segurança Russo (FSB) foi responsável pelo envenenamento. Putin negou a acusação.
Após a transferência de Navalny para uma prisão secreta, seus apoiadores e equipe afirmaram que o ativista está sendo alvo de perseguição política.
















