Destaque Mais de 230 condenados em julgamento sobre máfia italiana

Mais de 230 condenados em julgamento sobre máfia italiana

Um tribunal italiano condenou mais de 230 arguidos num dos maiores julgamentos de sempre contra a máfia. O caso tinha como alvo o grupo de crime organizado ‘Ndrangheta, da Calabria.

Mais de 330 mafiosos e cúmplices envolvidos enfrentavam acusações de extorsão, tráfico de droga e roubo. O julgamento durou quase três anos e a acusação foi conhecida na segunda-feira.

Entretanto, os líderes da máfia calabresa Saverio Razionale e Domenico Bonavota receberam as penas mais pesadas, os dois foram condenados a 30 anos de prisão.

“As decisões significam que a Calabria está livre do grupo criminoso”, disse um dos mais reputados magistrados italianos Nicola Gratteri, citado pela Reuters.

Entre os condenados está um ex-deputado italiano. Giancarlo Pittelli, membro do Forza Italia, partido de centro-direita, foi sentenciado a passar 11 anos na prisão por conluio com a máfia.

Contudo, o grupo ‘Ndrangheta é considerado uma das máfias mais perigosas de Itália. As juízas do caso tiveram de viver, nos últimos tempos, sob proteção policial.

Recomendado para si:  Suspeito de sequestro de menor morre após de ser espancado pela população em Chimoio