Internacional Hamas confirma morte de dois dirigentes em ataques israelitas

Hamas confirma morte de dois dirigentes em ataques israelitas

O movimento islâmico palestiniano Hamas indicou que dois dos seus altos responsáveis foram mortos em ataques do Exército israelita na Faixa de Gaza, confirmando um anterior anúncio do Exército.

Em comunicado, o Hamas confirmou a morte de dois altos membros da sua liderança política: Zakaria Muammar, que dirigia a secção económica, e Jawad Abou Shamala, que coordenava as ligações com outras fações palestinianas na qualidade de chefe do departamento das relações nacionais.

Contudo, o grupo islâmico Hamas lançou no sábado um ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome de operação “Tempestade Al-Aqsa”, com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta ao ataque surpresa, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que batizou como “Espadas de Ferro”, e declarou guerra ao Hamas.

Entretanto, o número de vítimas do ataque surpresa do Hamas ultrapassa os 1.000 mortos e os 2.400 feridos, cerca de 500 em estado grave, segundo os dados mais recentes de fontes oficiais israelitas.

Recomendado para si:  Guterres apela à libertação de reféns e ao fim imediato da guerra em Gaza