Internacional Síria acusa EUA de roubar petróleo do país e pede retirada de...

Síria acusa EUA de roubar petróleo do país e pede retirada de tropas

O governo da Síria acusou os Estados Unidos de “saquear a riqueza e os recursos estratégicos” sírios e pediu que autoridades americanas sejam responsabilizadas.

A denúncia surgiu em uma carta enviada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e dos Expatriados ao secretário-geral das Nações Unidas e ao presidente do conselho de Segurança da ONU, onde também foi pedido a retirada de tropas estadunidenses da região.

De acordo com Damasco, as atuais perdas no setor petrolífero do país giram em torno de 27,5 bilhões de dólares. A pasta ainda informou que os furtos chegaram a 150 mil barris por dia, além de quase 60 milhões de metros cúbicos de gás natural e 413 toneladas de gás doméstico.

Ao todo, o governo sírio diz que os danos entre 2011 e 2023 ultrapassam os 115 bilhões de dólares.

“O Ministério destacou que os Estados Unidos da América e os seus instrumentos de organizações terroristas e milícias continuam a violar a soberania e a saquear a riqueza e os recursos estratégicos do país, com o objetivo de exacerbar os efeitos de medidas coercivas unilaterais ilegais e privar os sírios das capacidades de sua pátria aumentando o seu sofrimento”, disse um comunicado divulgado pela agência estatal Sana.

A acusação acontece cerca de um mês depois de o governo de Bashar al-Assad afirmar que os EUA patrocinam ações de membros remanescentes do Estado Islâmico em território sírio, com o objetivo de “implementar seus planos para a Síria e região”.

Recomendado para si:  Bebé de 9 meses submetido a cirurgia de emergência após engolir cadeado na Lunda-Sul