Internacional Missão lunar da Rússia falha após Luna-25 despenhar-se na superfície da Lua

Missão lunar da Rússia falha após Luna-25 despenhar-se na superfície da Lua

A missão lunar da Rússia falhou depois de a nave Luna-25 ter ficado fora de controlo e se ter despenhado na Lua. Esta foi a primeira missão lunar da Rússia desde que a Luna-24 da União Soviética regressou com amostras da Lua em 1976.

Segundo a Reuters, a empresa espacial estatal russa, Roskosmos, afirmou que ocorreu uma “situação anormal” quando o controlo da missão tentou colocar a nave numa órbita de pré-pouso.

“Durante a operação na estação automática, ocorreu uma situação de emergência que impediu que a manobra fosse realizada de acordo com os parâmetros planeados”, escreveu a Roscosmos num comunicado difundido no Telegram.

Os problemas a bordo da nave espacial surgiram quando, às 14h10 de Moscovo, os motores impulsionaram a Luna-25 para a órbita de aterragem pré-lunar, escreve a agência espanhola de notícias EFE.

A sonda deveria aterrar na superfície da lua em 21 de agosto, dois dias antes da sonda indiana Chandrayaan-3, lançada em 14 de julho.

A Luna-25, herdeira da soviética Luna-24, a terceira nave espacial a recolher amostras da superfície lunar em agosto de 1976, espera encontrar água sob a forma de gelo na lua.

Recomendado para si:  FIFA Apresenta bola oficial do Campeonato do Mundo de 2026