Desporto Sapatilhas de Michael Jordan leiloadas por dois milhões de euros

Sapatilhas de Michael Jordan leiloadas por dois milhões de euros

Um par de ténis usados por Michael Jordan num jogo da famosa temporada “The Last Dance”, em 1998, foi arrematado por 2 milhões de euros (2,2 milhões de dólares) num leilão online, um recorde para este tipo de artigo desportivo anunciou a Sotheby’s na terça-feira.

Trata-se do modelo Air Jordan 13 que a estrela do basquetebol usou no segundo duelo das Finais da NBA de 1998, informou a casa de leilões, que garantiu que o par de ténis é um dos “artigos mais significativos da sua famosa carreira e do seu último ano com os Chicago Bulls”.

Esta venda evidencia mais uma vez a importância dos artigos relacionados com o premiado jogador para os colecionadores. Em setembro de 2022, a Sotheby’s leiloou uma camisola usada pelo jogador no primeiro jogo das Finais da liga norte-americana em 1998 por 9,2 milhões de euros (10,1 milhões de dólares), estabelecendo um recorde para qualquer artigo desportivo usado num jogo.

Jordan usou o par de ténis durante a temporada que o consagrou como o melhor jogador de basquetebol de todos os tempos e que ficou para a história como “The Last Dance” (“A Última Dança”, em tradução livre do inglês), em grande parte devido à bem-sucedida minissérie documental de ESPN e Netflix com o mesmo nome. Estreada em 2020, a minissérie narra os esforços dos Chicago Bulls de Jordan naquela temporada, na qual ele conquistou o seu sexto título da NBA.

Recomendado para si:  Juiz é morto a tiros por arguido durante julgamento na Albânia

O leilão, que estava aberto desde o dia 3 de abril, coincide com a estreia do filme “Air”, que narra a ascensão da Nike no campo do calçado desportivo através da sua associação com Michael Jordan em meados dos anos 1980 e a origem do famoso modelo Air Jordan.