Internacional Terremotos atingem Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e México; 14 pessoas morreram

Terremotos atingem Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e México; 14 pessoas morreram

Terremotos atingiram seis países da América Latina na tarde de sábado (18). Os tremores foram registrados, até o momento, na Argentina, na Colômbia, no Chile, no Equador, no México e no Peru. No Equador, segundo o governo, ao menos 13 pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas.

O tremor mais intenso do dia foi o registrado no Peru, com magnitude de 7.0. O epicentro foi em Tumbes, na região norte do país. O Ministério da Saúde confirmou a morte de uma criança, mas ainda não há informações oficiais sobre feridos. O Peru já havia registrado outros dois terremotos na sexta-feira (17): um de magnitude 4.2 na cidade de Huarmey e outro com 3.5 em Caylloma.

Já no Equador, o primeiro tremor teve magnitude de 6.8, com epicentro perto da cidade de Balao. Com o forte abalo sísmico, moradores deixaram os prédios em busca de abrigos seguros por volta das 12h12. Ao menos 13 pessoas morreram, segundo o governo equatoriano.

Um segundo terremoto de magnitude 4.8 foi registrado por volta das 12h22 e um último com intensidade 3.7 às 12h55, no horário local, segundo o Instituto Geofísico do Equador.

“O terremoto foi sentido em quase todas as províncias do país, mas houve um maior número de relatos provenientes das províncias de Guayas, Pichincha, Azuay e El Oro, especialmente das cidades de Guayaquil, Quito e Cuenca”, descreveu o Instituto Geofísico do Equador.

O vice-ministro de governo do Equador, Marío Francisco Cuvi Santacruz, afirmou nas redes sociais que está adotando medidas de apoio às províncias afetadas pelos tremores.

“Com todas as entidades governamentais estamos a desenvolver ações de apoio às províncias afetadas pelo terremoto e pelas fortes chuvas. Agradecemos aos governadores, prefeitos, prefeitos e lideranças sociais e sindicais que se somam a esse esforço”, publicou Santacruz.

Outros países também registram tremores

O Chile registrou seis notificações de tremores nas últimas 24 horas. O mais intenso, com magnitude 4.0, atingiu a região de Arica, no extremo-norte. O Instituto Nacional de Prevenção Sísmica da Argentina identificou, no mesmo intervalo, três tremores com cerca de meia hora de intervalo: o primeiro em Mendoza, com magnitude 5.0; o segundo em Catamarca (com magnitude 3.0) e o terceiro em San Juan (magnitude 2.6).

Ao norte, o México notificou ao menos 18 terremotos, informa o Serviço Sismológico Nacional. O mais intenso teve magnitude de 4.3, próximo a San Jose Del Cabo, no oeste do país. As regiões de Baja California, Chiapas, Guerrero, Jalisco, Michoacan e Oaxaca também foram afetadas por tremores menos intensos.

A Colômbia registrou quatro tremores nas últimas 24h, de acordo com o Serviço Geológico Colombiano. O mais intenso foi na região de Zapatoca, nordeste do país, com magnitude 3.2. As cidades de Los Santos e Cumbal também foram afetadas.