Uma baleia-comum de aproximadamente 40 toneladas com uma “grave lesão” na coluna vertebral foi encontrada perto da praia de Cullera, em Valência, na Espanha. A imagem mostram que a escoliose “de origem desconhecida” pode impedir que o animal nade corretamente.
A Fundação Oceonográfico localizou a baleia-comum, de cerca de 17 metros, e enviou uma equipe de resgate que detectou “uma grave lesão em sua coluna vertebral”.
“A equipe da Fundação Oceanográfico pôde verificar que o animal não estava enredado em nenhuma rede de deriva, mas sofria de um grave desvio na coluna vertebral; uma escoliose de origem desconhecida que alterou completamente sua anatomia”, diz trecho do comunicado.
Uma equipe de veterinários e biólogos do Aquário de Valência fizeram uma avaliação completa do animal, porém não conseguiram colocar o rastreador remoto na baleia para “obter dados mais detalhados sobre sua condição, sua biologia e sua trajetória”.
De acordo com a fundação, o barco de patrulha da Guarda Civil realizou a abordagem segura da baleia, sem colocar em risco a equipe e o animal, que estava a 3,2 km da costa de Cullera.
Após algumas horas, a baleia se afastou da costa e nadou em mar aberto. Segundo os profissionais, é possível que o cetáceo apareça nos próximos dias devido ao seu estado geral e dificuldade para nadar.

















