Internacional Autoridade de Saúde Africana declara ébola “sob controlo”

Autoridade de Saúde Africana declara ébola “sob controlo”

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) da União Africana declarou, quinta-feira, que o surto de Ébola no Uganda, que causou 56 mortes desde Setembro, está agora “sob controlo”.

“Passaram 39 dias desde que se confirmou o último caso relatado em 27 de Novembro de 2022. Isto é uma indicação de que o surto está sob controlo” e os esforços das autoridades sanitárias estão a produzir “resultados positivos”, disse o director interino do CDC África, Ahmed Ogwell, numa conferência de imprensa online.

“Se não forem comunicados novos casos confirmados no futuro, o surto será declarado terminado em 10 de Janeiro”, salientou Ogwell.

Até à data, foram confirmados 142 casos, incluindo 56 mortes, em nove distritos do país. Os profissionais de saúde representam 19 dos casos confirmados e sete de mortes, de acordo com Ogwell.

A 17 de Dezembro, o Governo ugandês levantou as restrições impostas no epicentro do surto de Ébola, declarado a 20 de Setembro para conter a propagação da doença.

Recomendado para si:  Ministro da Saúde alerta para urgência de reformas no Sistema Nacional de Saúde

O recolher obrigatório nocturno e as restrições à circulação nos distritos centrais de Mubende e Kassanda, que estavam em vigor desde 15 de Outubro, foram levantados com “efeito imediato”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um surto da doença dá-se por terminado quando não são detectados novos casos durante 42 dias consecutivos, o dobro do período de incubação do Ébola.