Avançado francês do Real Madrid, Karim Benzema, premiado por uma época em que marcou 49 golos em 53 jogos oficiais pelo Real Madrid e pela selecção francesa, sendo decisivo nas conquistas da Liga dos Campeões e da Liga espanhola, foi distinguido, ontem, com a Bola de Ouro, numa cerimónia levada a cabo pela revista francesa France Football.
O avançado francês teve uma época de 2021/22 de sonho, durante a qual marcou 49 golos em 53 jogos oficiais pelo Real Madrid e pela selecção francesa, sendo decisivo nas conquistas da Liga dos Campeões e da Liga espanhola, tendo ainda sido o melhor marcador dessas duas competições, com 27 e 15 golos, respectivamente
Benzema tornou-se no segundo jogador mais velho de sempre a ganhar a Bola de Ouro, a dois meses e dois dias de festejar o seu 35.º aniversário.
O francês ficará ainda a uma larga distância do inglês Stanley Matthews, o primeiro premiado pela France Football em 1956, quando tinha 41 anos e representava o Blackpool, mas para trás podem ficar o guarda-redes russo Lev Yashin e o argentino Lionel Messi, que receberam o troféu no ano em que fizeram 34 anos.
Pela primeira vez, o prémio premeia o melhor futebolista durante a época desportiva e não no ano civil, tal como era tradição desde a primeira edição em 1956.
Desde a criação da Bola de Ouro, em 1956, foram distinguidos os portugueses Eusébio (1965, ao serviço do Benfica), Luís Figo (2000, com os espanhóis do Real Madrid) e Cristiano Ronaldo (uma nos ingleses do Manchester United e quatro pelo Real Madrid.
Na mesma cerimónia, a espanhola Alexia Putellas, atacante do Barcelona, fez história ao tornar-se a primeira mulher a conquistar uma segunda Bola de Ouro.
Paralelamente, o médio Gavi, também do “Barça”, venceu o Prémio Kopa, entregue ao melhor jogador com menos de 21 anos.
Já o avançado senegalês, Sadio Mané que em 2021-22 representou o Liverpool, mas que agora veste a camisola do Bayern Munique, foi distinguido com o Prémio Sócrates, que visa reconhecer iniciativas a favor da inserção social, de desenvolvimento do meio ambiente ou de ajuda a pessoas em precariedade ou vítimas de conflitos.
O polaco Robert Lewandowski, que agora representa o Barcelona mas que na época passada jogou pelo Bayern, foi galardoado com o troféu Gerd Muller, entregue ao jogador com mais golos durante a época 2021-22.
Thibaut Courtois (Real Madrid) foi eleito o melhor guarda-redes do mundo, enquanto o Manchester City foi galardoado com o prémio de melhor clube do ano.