Desporto Benzema ganha Bola de Ouro

Benzema ganha Bola de Ouro

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

Avançado francês do Real Madrid, Karim Benzema, premiado por uma época em que marcou 49 golos em 53 jogos oficiais pelo Real Madrid e pela selecção francesa, sendo decisivo nas conquistas da Liga dos Campeões e da Liga espanhola, foi distinguido, ontem, com a Bola de Ouro, numa cerimónia levada a cabo pela revista francesa France Football.

O avançado francês teve uma época de 2021/22 de sonho, durante a qual marcou 49 golos em 53 jogos oficiais pelo Real Madrid e pela selecção francesa, sendo decisivo nas conquistas da Liga dos Campeões e da Liga espanhola, tendo ainda sido o melhor marcador dessas duas competições, com 27 e 15 golos, respectivamente

Benzema tornou-se no segundo jogador mais velho de sempre a ganhar a Bola de Ouro, a dois meses e dois dias de festejar o seu 35.º aniversário.

O francês ficará ainda a uma larga distância do inglês Stanley Matthews, o primeiro premiado pela France Football em 1956, quando tinha 41 anos e representava o Blackpool, mas para trás podem ficar o guarda-redes russo Lev Yashin e o argentino Lionel Messi, que receberam o troféu no ano em que fizeram 34 anos.

Pela primeira vez, o prémio premeia o melhor futebolista durante a época desportiva e não no ano civil, tal como era tradição desde a primeira edição em 1956.

Desde a criação da Bola de Ouro, em 1956, foram distinguidos os portugueses Eusébio (1965, ao serviço do Benfica), Luís Figo (2000, com os espanhóis do Real Madrid) e Cristiano Ronaldo (uma nos ingleses do Manchester United e quatro pelo Real Madrid.

Na mesma cerimónia, a espanhola Alexia Putellas, atacante do Barcelona, fez história ao tornar-se a primeira mulher a conquistar uma segunda Bola de Ouro.

Paralelamente, o médio Gavi, também do “Barça”, venceu o Prémio Kopa, entregue ao melhor jogador com menos de 21 anos.

Já o avançado senegalês, Sadio Mané que em 2021-22 representou o Liverpool, mas que agora veste a camisola do Bayern Munique, foi distinguido com o Prémio Sócrates, que visa reconhecer iniciativas a favor da inserção social, de desenvolvimento do meio ambiente ou de ajuda a pessoas em precariedade ou vítimas de conflitos.

O polaco Robert Lewandowski, que agora representa o Barcelona mas que na época passada jogou pelo Bayern, foi galardoado com o troféu Gerd Muller, entregue ao jogador com mais golos durante a época 2021-22.

Thibaut Courtois (Real Madrid) foi eleito o melhor guarda-redes do mundo, enquanto o Manchester City foi galardoado com o prémio de melhor clube do ano.